A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NO MÉTODO PILATES

 
Avaliação no método pilates

A avaliação postural é de suma importância tanto pata os instrutores de Pilates, quanto para os alunos, pois é através dela que teremos meios de indicar os exercícios certos para cada caso específico.

AVALIANDO

Num primeiro momento, o aluno/paciente deve ser observado de uma forma global, como um todo, pois um desequilíbrio postural afeta não somente uma única região.

Em todos os planos em que observamos o aluno, devemos pensar como se encontra seu corpo em relação à linha de gravidade. Devemos realizar um exame dinâmico, para observar a marcha e como o corpo se comporta no momento de sua realização.

A má postura pode ser causada por fatores posturais e/ou estruturais.

Avaliação

Cada indivíduo apresenta características individuais de postura que podem se dar por vários fatores: anomalias congênitas ou adquiridas, má postura, obesidade, alimentação inadequada, atividades físicas sem orientação ou com orientação inadequada, distúrbios respiratórios, desequilíbrios musculares, frouxidão ligamentar, doenças psicossomáticas, etc.

A manutenção da postura exige que os músculos estabilizadores e as dores sejam classificados como fatores posturais, e desta forma são geralmente mais fáceis de corrigir.

Por isso, a avaliação se torna essencial para que se possam identificar os músculos fracos e encurtados, e fortalecê-los ou alongá-los.

As deformidades causadas por doenças, traumas ou anomalias congênitas são fatores estruturais que causam a má postura. Não são fáceis de corrigir, mas seus sintomas podem ser aliviados.

As principais deformidades que existem na coluna são as hiperlordoses, as escolioses – estruturais ou não -, e as hipercifoses.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *