AURICULOTERAPIA – UMA TERAPIA ASSOCIATIVA

auriculoterapia

A auriculoterapia tem uma ação muito mais ampla que a acupuntura sistêmica e se torna parte da reflexologia, de cujos princípios se serve para atingir os objetivos da prevenção e manutenção da qualidade de vida e auxiliar para cuidar do corpo enfermo.

Por ser uma técnica reflexiva, a auriculoterapia pode ser associada a todos os demais ramos de terapias, sejam eles de natureza química, sejam eles de natureza energética.

A auriculoterapia pode ser uma terapia associativa a outras formas de terapias ou tratamentos. Contudo, a área de atuação não se restringe a isso. Esta técnica pode ser usada sob a forma de terapia preventiva. Os estímulos de pontos auriculares produzem reflexos terapêuticos sobre as atividades energéticas dos órgãos internos e das outras estruturas. Um exemplo: O mundo moderno depara-se com um fenômeno, chamado stress. Contata-se diariamente quantos problemas e perdas que são causados por ele, tanto quanto a nível corporal, bem como, a nível energético. A auriculo é uma forma eficaz de equilibrar os níveis de stress corporal para que este não se torne pernicioso.

Ao falar de terapia preventiva, quero dizer que é uma atuação no energético e não uma atuação puramente física. A energia antecede ao corpo físico. Inclusive, a formação do corpo energético é anterior a formação do corpo denso e físico.

Para as terapias com base neste pressuposto, a energia desequilibrada pode afetar o corpo físico e suas estruturas internas e o seu funcionamento. Este desequilíbrio pode manifestar toda ordem de sinais e sintomas corporais.

BASE PARA ESTA TERAPIA

Auriculoterpia Base

A auriculoterapia pode utilizar-se de todos os tipos de diagnósticos convencionais, sejam eles clínicos, laboratoriais ou outros que, o cliente tenha feito.

Por ser uma terapia que cuida dos desequilíbrios energéticos sem descuidar das desordens orgânicas, faz-se necessário manter uma relação com outras áreas para ter uma definição dos problemas que o cliente enfrenta.

Os diagnósticos feitos por médicos capacitados trazem informações importantes para a aplicação da auriculoterapia.

Cabe destacar que na MTC não tratamos doenças e sim o doente. A MTC é a arte de equilibrar a energia do doente para que o corpo melhore. Além do mais, na aurículo, há instrumentos próprios de avaliação energética que vamos conhecer.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *