Notícias

Relação da diminuição da dorsiflexão de tornozelo com o colapso medial do joelho

A abordagem atual das disfunções de membro inferior são amplamente baseadas em evidências científicas, o que favorece a possibilidade do êxito na nossa intervenção.
Uma das alterações biomecânicas mais citadas nos artigos científicos é o chamado colapso medial do joelho (ou valgo dinâmico); Powers em 2003 (The Influence of Altered Lower-Extremity Kinematics on Patellofemoral Joint Dysfunction: A Theoretical Perspective) mudou totalmente a visão dos profissionais de saúde com relação às disfunções de membro inferior. Esse artigo verificou que o déficit de controle da pelve influi diretamente no joelho, e que a fraqueza múscular era uma das causas para essa alteração.
O fêmur acaba aduzindo e rodando internamente de forma excessiva em cadeia cinética fechada e isso acaba gerando disfunções biomecânicas relevantes para patologias diversas no membro inferior.

ghghgfhf

Porém, com o avanço dos estudos, foram evidenciadas outras alterações que contribuiriam para o colapso medial do joelho, e sua presença pode ou não estar associadas à fraqueza muscular.
Bell-Jenje et al. em 2015 (The association between loss of ankle dorsiflexion range of movement, and hip adduction and internal rotation during a step down test) verificaram que a diminuição de amplitude de dorsiflexão está associada à maior adução e rotação interna do quadril e consequentemente maior colapso medial no joelho durante o step down test.

dfdsdffs

Isso mostra como a avaliação é importante para definirmos qual (ou quais) alterações podem estar presentes, com isso abordamos diretamente as causas do problema, favorecendo assim a melhora da condição cinético funcional do nosso paciente/cliente.
colunista roberto

Share

Vamos falar de extensão de tronco?

unnamed
No ano de 2004 foi publicado um artigo na Revista Bra. de Medicina do Esporte no qual o objetivo era avaliar o efeito do método Pilates sobre a função dos extensores e flexores de tronco.

Vemos que a incapacidade de estabilização da coluna vertebral causada pelo desequilíbrio entre a funções dos músculos extensores e flexores do tronco é um forte indício para o desenvolvimento de distúrbios da coluna lombar.

A lombalgia é um dos mais comuns problemas da sociedade moderna, representando grande parcela de gastos na área de saúde pública. Estima-se que o gasto ficou em torno de 20 bilhões de dólares durante a década de 90.
fisio-na-lombalgia
Para a realização do estudo foram selecionadas 20 pessoas para executar os exercícios intermediários e avançados com 20 sessões durante 12 semanas.

Viu-se que a função dos extensores do tronco apresentou aumento em todos os parâmetros analisados. E com relação aos flexões foi detectado discreto aumento para o trabalho. A maioria dos selecionaram depois da pratica do método abandonou o uso da medicação devido à grande melhora trazida pelo método.

Conclui-se que o método pilates mostrou-se uma eficiente ferramenta para o fortalecimento da musculatura extensora do tronco, atenuando o desequilíbrio entre a função dos músculos envolvidos na flexão e extensão do tronco.

marcos colunista

Share

PILATES PARA TERCEIRA IDADE

Workshop-de-Pilates-Funcional-na-Terceira-Idade-web
O processo de envelhecimento envolve uma série de alterações degenerativas, graduais e irreversíveis do corpo, como, disfunções posturais, ciclo de marcha reduzido, perda de controle e estabilidade (SMITH, 2005), que levam a completa perda de função com perda de força muscular, flexibilidade, coordenação e memória (MATSUDO, 2000). Tais alterações acarretam em uma considerável perda de autonomia e qualidade de vida ao idoso (HEATHCOTE, 2000; ROGATO, 2001).
.
A manutenção da independência física, psíquica e social é importante na preservação da autonomia funcional e qualidade de vida do idoso, fatores importantes na manutenção de habilidades motoras, prevenção de quedas e melhora de qualidade de vida na população geriátrica (ROGATO, 2001; REEVES, 2004).
.
terceira-idade-24-730x411
A prática do Pilates com idosos propõe melhorar a qualidade de vida do indivíduo como um todo, alterando seu estado físico, mental e social, contribuindo para o convívio dessa pessoa com demais membros da sociedade. A técnica tem se mostrado segura, desde que bem orientada, por um profissional habilitado, pois a possibilidade de lesões ou dores musculares é praticamente inexistente, já que o impacto nas articulações durante o exercício é nulo. A prática estimula a produção e a demanda de cálcio para os ossos que possam estar fragilizados, proporcionando lubrificação e aumento da amplitude dos movimentos para as articulações acometidas, respeitando os limites e avanços de cada um dentro das aulas.
.
O método garante o aumento da densidade óssea; libera a tensão das articulações, deixando-as mais móveis e flexíveis; aumentando a capacidade respiratória e cardiovascular; melhorando a postura, evitando possíveis lesões de coluna; e desenvolvendo o corpo e os músculos, diminuindo a fadiga do dia a dia.
.
Pilates_exercicios
Pode-se dizer que o método Pilates de condicionamento físico está apto a proporcionar satisfação total aos praticantes da terceira idade que desejam obter uma melhor qualidade de vida, aproveitando ao máximo seu corpo e a plenitude de sua saúde.

marcos colunista

Share

Confira os efeitos que o Pilates oferece a postura corporal das mulheres!

O Método Pilates proporciona melhora na flexibilidade, coordenação e força muscular, podendo refletir no alinhamento postural. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi verificar o nível de evidência científica dos ensaios clínicos randomizados e não randomizados que avaliaram a influência desse Método no alinhamento postural de mulheres quando comparados a um grupo controle ou outra intervenção através de uma revisão sistemática.

Na esfera da saúde, o Método Pilates tem sido utilizado para o desenvolvimento de capacidades físicas condicionantes, fins terapêuticos, alinhamento postural, bem-estar e disciplina mental. Considerando que o Método prioriza a ativação dos músculos posturais, há uma crença entre os profissionais que a sua prática sistemática pode promover ajustes positivos no alinhamento postural. O alinhamento postural remete a um estado de equilíbrio articular, sendo determinado pela relação entre os segmentos do corpo e a força necessária para estabilizar articulações e favorecer movimentos simétricos.

Por outro lado, os desequilíbrios posturais decorrentes de padrões cinéticos repetidos podem causar a diminuição da flexibilidade e encurtamentos musculares, o que traz consequências prejudiciais à função de sustentação e mobilidade do corpo como um todo. Tendo em vista o aumento da incidência de desvios posturais e problemas relacionados nos últimos anos, o uso do Método Pilates como forma de intervenção no desenvolvimento de equilíbrios posturais passa a ser destaque.

Apesar da importância da intervenção sobre desvios posturais, não há evidência acerca dos efeitos do Pilates no alinhamento postural, de modo que profissionais da área da saúde prescrevem exercícios do Método com base na prática. Porém, os autores incluíram estudos com amostras heterogêneas e metodologias diversas, inviabilizando a conclusão específica dos efeitos relacionados ao sexo e à faixa etária. Desse modo, o objetivo deste estudo foi verificar o nível de evidência dos ensaios clínicos randomizados e não randomizados que avaliaram a influência do Método Pilates no alinhamento postural de mulheres quando comparados a um grupo controle ou a outra intervenção.

beneficios-do-pilates-4

Conclusão:
Foi realizada uma busca entre 25 e 29 de setembro de 2015 nas bases BIREME, EMBASE, PEDro, PubMed, SciELO, Science Direct, Scopus e Web of Science, sem restrição de idioma e data. Para seleção dos estudos, dois revisores aplicaram, independentemente, os critérios de elegibilidade: amostra exclusiva de mulheres; intervenção com o Método Pilates em um grupo e presença de comparador; variável de desfecho a postura corporal estática; ensaios clínicos. Os revisores obtiveram dados acerca dos estudos (participantes, intervenção e resultados), aplicaram a escala de qualidade metodológica PEDro e determinaram a força da evidência pela Melhor Síntese de Evidência.

Quatro estudos foram incluídos, sendo três com elevada qualidade, porém devido à divergência de resultados não há evidências científicas acerca dos efeitos do Método Pilates no alinhamento postural. Os resultados sugerem que a partir de 24 sessões desse Método, praticadas duas vezes por semana, ocorrem ajustes nos alinhamentos frontal dos ombros e sagital da pelve, em mulheres adultas, e que após 48 sessões soma-se a melhora no alinhamento sagital da cabeça.
Em idosas, sessenta sessões desse Método parecem ser efetivas na redução do ângulo da cifose torácica e da distância cérvico-torácica, aumentando a estatura.

Referencia bibliográfica:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-29502016000300329&lang=pt

novoooo colunista

Share

Conheça os 10 exercícios de Pilates que ajudam no tratamento da escoliose!

escoliose-12

Hoje em dia, as pessoas têm buscado os Stúdios de Pilates por diversos motivos podendo ser eles para o condicionamento físico, melhora de vida, crescimento saudável ou para reabilitação como é o caso do Pilates para escoliose.

Continuar lendo

Share

Pilates

Pilates é um método de condicionamento físico criado na Alemanha na década de 20. É indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Os exercícios físicos condicionam e energizam. O método promove harmonia e balanço muscular para todas as idades e níveis de condicionamento físico, já que a atividade é direcionada às necessidades individuais da pessoa.

Continuar lendo

Share

Kinesio taping: o que é, benefícios

Kinesio Tapping
Muita gente pode estranhar o nome “Kinesio taping”, que soa diferente e não parece nenhum pouco familiar, entretanto a maioria das pessoas já deve ter visto, ao menos pela televisão, osatletas utilizando adesivos grudados pelo corpo, e com certeza acabou se questionando sobre o assunto. Acabe com as dúvidas e conheça o kinesio taping e seus benefícios.
Continuar lendo

Share

OPORTUNIDADE DE EMPREGO PARA TRABALHAR COM DERMATO FUNCIONAL

Precisa-se de uma fisioterapeuta especializada em dermato funcional para trabalhar em uma clínica em Campo Grande .Quem tiver interesse entrar em contato com h2o saúde e estética 3403-9660 ou 78893785.

Ilustração Dermato Corporal

Share

OPORTUNIDADE DE EMPREGO PARA TRABALHAR COM PILATES

ATENÇÃO ALUNOS E EX ALUNOS DE PILATES COMPLETO FORMADOS PELA IBRAFISIO CURSOS!!!!

Precisa-de de Fisioterapeuta para trabalhar com Pilates no Valqueire,  2ª, 4ª e 6ª no horário de 17:00 às 21:00h(noite), URGENTE, quem tiver interesse, entrar em contato com Walber no tel.: 78619040 ou wtino@ig.com.br

Ilustração Pilates

Share

OPORTUNIDADE DE EMPREGO PARA TRABALHAR COM PILATES

ATENÇÃO ALUNOS E EX ALUNOS DE PILATES COMPLETO FORMADOS PELA IBRAFISIO CURSOS!!!!

Precisa-se uma PROFESSORA de Pilates para trabalhar na Freguesia, de preferência que more nas imediações. O horário seria das 18:00 às 22:00h as terças e quintas.

Solicito entar em contato pelo telefone 8664-0005, falar com Fatima.
Ilustração Pilates
Share