CONHEÇA PELO MENOS 5 BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES

 
Agora que já conhecemos os princípios do método, assim como seus objetivos, que tal listar todos os benefícios do Pilates?

Os benefícios do Pilates para o corpo são inúmeros, aqui podemos citar alguns deles:

AUMENTO DA RESISTÊNCIA FÍSICA

Resistência Física

Como dito anteriormente, os exercícios de Pilates trabalham vários músculos do corpo ao mesmo tempo, indo desde músculos que você nunca trabalhou até aqueles que estamos acostumados a fortalecer nas atividades do dia a dia. Ele tonifica a musculatura, e com todo esse fortalecimento físico desenvolvido durante as aulas de Pilates, quem se beneficia é o famoso tanquinho. Além disso ele está tonificando o abdômen, que é ótimo para a prática de atividades físicas e também esportes, pois a ativação desse músculo é exigida em todos os exercícios.

Também contribui para o aumento da flexibilidade. Antes de mais nada é importante falar que a flexibilidade varia de pessoa para pessoa e também envolve fatores como altura, sexo, atividades diárias, postura, entre outras.

Os primeiros movimentos que podemos fazer para aumentar a flexibilidade são os famosos alongamentos para que o corpo saia do modo estático de ficar o dia todo sentado na frente de um computador. Dessa forma, existe uma maior concentração e em consequência uma maior circulação do sangue, aumentando a quantidade bombeada em cada músculo. Esse movimento simples ajuda em muito o seu corpo sendo então um dos ótimos benefícios do Pilates!

CORRIGE PROBLEMAS POSTURAIS

Problemas Posturais

Por estar sempre em uma péssima condição postural, a coluna vai acumulando vários problemas que podem evoluir para algo mais significativo no futuro. O Método é essencial no tratamento desses desconfortos pois ele promove exercícios de reabilitação que atuam nessas áreas, além de exercícios de alongamento e flexibilidade que ensinam à coluna qual a melhor postura a ser aplicada no dia a dia.

Durante os exercícios, o fortalecimento das musculaturas que mantém a coluna ereta é essencial para que a longo prazo esses problemas possam ser tratados da melhor maneiro possível, evitando que continuem evoluindo no futuro, por isso é um dos grandes benefícios do Pilates. É importante lembrar que se não tratado, outros problemas podem surgir ao longo do tempo em decorrência de uma negligência com a postura, sendo assim é importante além de praticar Pilates, você procurar um bom especialista no caso.

PROMOVE MENOR ATRITO NAS ARTICULAÇÕES

Menos atrito nas articulações

As articulações do nosso corpo possuem uma lubrificação chamada de líquido sinovial, esse líquido é responsável por lubrificar e nutrir as células das articulações. Porém, quando ocorre muito atrito entre essas articulações, o líquido pode ser produzido com menos frequência causando doenças como artrite reumatóide e osteoartrites.

Por conter uma gama de exercícios progressivos, o Método Pilates possui exercícios que não impactam a musculatura. Ou seja, por serem movimentos que não contam com atitudes bruscas, eles não têm um impacto negativo nas articulações, diminuindo assim o atrito causado por exercícios de maiores impactos como musculação pesada e atividades como saltos. Desta forma, eles evitam os impactos das articulações, sendo então um dos grandes benefícios do Pilates.

AJUDA A MELHORAR A RESPIRAÇÃO

Melhorar a respiração

Mais do que apenas fornecer oxigênio ao corpo, a respiração faz toda a diferença durantes os exercícios, pois ter o controle da musculatura potencializa o efeito dos movimentos após a atividade. É importante ter uma inspiração profunda seguida de uma expiração forte. Dessa forma conseguimos estabilizar melhor nossa coluna, o que contribui para uma postura correta, além de diminuir a dor muscular e melhorar nosso rendimento durante as atividades.

Para finalizar, a respiração no Pilates melhora a vida do aluno o dando mais disposição para realizar as tarefas do dia a dia. Isso se dá porque seu sistema imunológico se fortalece, combatendo doenças, enxaquecas e eliminação de toxinas, causando um maior bem-estar para o praticante. A respiração no Pilates é uma ferramenta essencial para todos aqueles que querem uma melhor qualidade de vida, sendo este um dos principais benefícios do Pilates.

PROMOVE O BEM ESTAR

Bem Estar

Dificilmente você vai encontrar alguém que não chega estressado do trabalho, ou que precisa descansar no final de um longo dia. Isso pode ser muito ruim para o nosso corpo, pois o estresse pode desencadear várias outras doenças como a depressão, gastrite e dores de cabeças.

Porém, o Método Pilates pode ajudar nos problemas emocionais proporcionando um imenso bem-estar. Mas de que forma isso acontece? A Contrologia é responsável pela harmonia entre o corpo e o equilíbrio da mente, ajudando em casos de estresse, fazendo com que a mente se acalme durante o período de aula. Pelo fato de o Método exigir a concentração e o controle na hora da execução, pessoas com problemas de ansiedade são ajudadas a terem um dia mais calmo, não tão agitado, com o devido bem-estar que todo mundo quer.

VIRAM QUANTOS BENEFÍCIOS O MÉTODOS PILATES PROPORCIONA. FIQUE LIGADO QUE EM BREVE POSTAREMOS MAIS BENEFÍCIOS PARA OS NOSSOS #PILATESLOVERS.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *