CONHEÇA PELO MENOS 6 BENEFÍCIOS PROMOVIDOS PELA DRENAGEM LINFÁTICA

 

– O que é drenagem linfática?

A drenagem linfática é um tipo de massagem que supostamente estimula a drenagem natural da linfa, que ajuda a eliminar os resíduos do corpo. O sistema linfático depende de contrações intrínsecas das células musculares lisas nas paredes dos vasos linfáticos e do movimento dos músculos esqueléticos para impulsionar a linfa através dos vasos até os linfonodos, e depois para os ductos linfáticos que retornam à linfa para o sistema cardiovascular.

Benefícios da Drenagem Linfática

A drenagem linfática usa movimentos suaves e repetitivos e seu objetivo é mover o fluido para fora de seus tecidos em gânglios linfáticos, onde bactérias, vírus e outros micro-organismos nocivos são destruídos. Além disso, reduz o inchaço e a dor e estimula o sistema imunológico, aumentando a circulação das células brancas do sangue.

Existem muitos nódulos linfáticos no seu corpo e eles protegem você contra patógenos que podem entrar através de seus olhos, nariz e boca, por exemplo.

BENEFÍCIOS DA DRENAGEM LINFÁTICA

A drenagem linfática é uma ferramenta importante para manter o sistema linfático em boas condições para uma ótima saúde, pois como vimos, um sistema linfático deficiente pode afetar todas as partes do corpo. Técnicas de drenagem linfática podem neutralizar os efeitos de escolhas adversas de estilo de vida e poluentes ambientais que podem comprometer o sistema imunológico.

Ela deve ser feita por um profissional especializado, que será capaz de detectar o ritmo específico, direção, profundidade e qualidade do fluxo do fluido linfático em qualquer parte do corpo. Dessa forma será possível alcançar resultados mais precisos em períodos mais curtos de tempo.

1. Ajuda a melhorar o humor e combater a ansiedade

A massagem tem sido sugerida para ajudar a melhorar o humor. Uma meta-análise realizada em 2004 e que reuniu 37 estudos encontrou evidências de benefícios da drenagem linfática na redução na ansiedade e depressão.

2. Aumenta o sistema de filtragem do corpo

A drenagem linfática tem sido conhecida por sua capacidade de estimular os processos de limpeza naturais do corpo, que pode diminuir devido a fatores como dieta pobre ou exercício insuficiente.

3. Pode aumentar a energia

A drenagem linfática ajuda a estimular a circulação, garantindo que o sangue circule ao redor do corpo com maior vigor. Quanto melhor a sua circulação, mais energia você pode ter e mais eficazmente seus órgãos funcionarão, particularmente em relação à eliminação de toxinas.

4. Eficaz para o tratamento pós-operatório

Há importante benefícios da drenagem linfática para o tratamento pós-operatório. Este tipo de massagem regenera tecidos para reduzir cicatrizes em locais de incisão cirúrgica, reduz o inchaço, desintoxica o corpo, ajuda a circular os glóbulos brancos para melhorar o processo de cicatrização, além de melhorar o bem estar e promover o relaxamento.

Vale reforçar que ela não deve ser feita logo após a cirurgia. O adequado é esperar pelo menos 6 semanas antes de receber uma, ou até que um médico libere o paciente para a massagem.

5. Reduz os desconfortos da gravidez

A drenagem linfática é um grande recurso para a gestante. Durante a gravidez, muitas mudanças ocorrem no organismo feminino, causando queixas numeráveis, como por exemplo edema dos membros inferiores. O edema costuma ser comum na gravidez, e acontece por conta da retenção de sódio e água e mudanças na circulação relacionadas ao efeito do útero gravídico na veia cava inferior.

Além disso, a gestante enfrenta muitas mudanças hormonais, incluindo o aumento dos níveis de progesterona, estrogênio, HCG e prolactina. Outras transformações que podem ocorrer devido a essas mudanças hormonais são a formação de varizes, sensação de peso, sensação anormal e desagradável sobre a pele como queimação, dormência, coceira e cãibras.

Para mulheres grávidas e lactantes, a drenagem linfática proporciona conforto, especialmente nas pernas e pés, onde ocorre uma retenção maior de fluidos.

6. Melhora a amamentação

A amamentação é a maneira mais saudável de alimentar um bebê, pois o leite materno é cheio de nutrientes e anticorpos. No entanto, algumas mulheres experimentam complicações durante a amamentação, que podem incluir dutos obstruídos, mamilos doloridos e ingurgitamento, além de ser doloroso e desencorajador.

Apesar de os efeitos poderem melhorar e desaparecer completamente com o tempo, algumas mulheres optam por deixar de amamentar por causa deles. Dr. Bruno Chikly, autor de “Ondas silenciosas, teoria e prática da terapia de drenagem linfática“, afirma que há benefícios da drenagem linfática para ajudar a reduzir o inchaço do ingurgitamento e melhorar dutos entupidos. A melhora desses dois problemas pode reduzir a dor nos seios e mamilos, levando a uma melhor amamentação.

FIQUE ATENTO! Em breve publicaremos mais benefícios promovidos pela DRENAGEM LINFÁTICA.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *